Engenharia de Segurança ao Incêndio

soluções de safety para a sua organização

Projeto de Segurança Contra Incêndio em Edifícios - SCIE

O que é?

O Projeto de Segurança Contra Incêndios em Edifícios (SCIE) é, de entre os projetos de especialidade, aquele que mais influência tem na arquitetura.

O Projeto de SCIE tem como objetivos:

- Reduzir a probabilidade de ocorrência de incêndios;
- Limitar o desenvolvimento de eventuais incêndios, circunscrevendo e minimizando os seus efeitos, nomeadamente a propagação do fumo e gases de combustão;
- Facilitar a evacuação e o salvamento dos ocupantes em risco;
- Permitir a intervenção eficaz e segura dos meios de socorro.

Este documento é obrigatório através do Decreto-Lei n.º 220/2008, de 12 de novembro, na sua redação atual, para operações urbanísticas (construções novas e reconstruções) da 2ª, 3ª e 4ª Categoria de Risco. As Operações da 1ª Categoria de Risco carecem de Ficha de Segurança Contra Incêndios.

Quem pode elaborar?

O profissional que elabora o projeto é responsável por garantir que todas as medidas previstas estejam em conformidade com a legislação em vigor e que sejam eficazes na proteção contra incêndios.

Apenas profissionais qualificados e registados na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) podem elaborar os Projetos de SCIE.

A TeknikApex dispõe de técnico qualificados para desenvolver Projetos de SCIE.

Medidas de Autoproteção - MAP

O que são?

As Medidas de autoproteção são procedimentos de utilização dos espaços e têm como finalidade a prevenção de incêndios, a manutenção das condições de segurança e a adoção de medidas para fazer face a uma situação de emergência.

São obrigatórias?

Sim! De acordo com a Legislação em vigor, todos os edifícios, estabelecimentos e recintos são obrigados a implementar medidas de organização e gestão da segurança – Medidas de Autoproteção – que estão sujeitas a parecer obrigatório das autoridades competente.

Quem é o responsável?

- O proprietário do edifício ou recinto;
- A entidade responsável pela exploração do edifício ou recinto;
- As entidades gestoras, no caso dos edifícios ou recintos disporem de espaços comuns, espaços partilhados ou serviços coletivos, sendo a sua responsabilidade limitada aos mesmos.

Quem pode elaborar?

O profissional que elabora as Medidas de Autoproteção é responsável por garantir que todas as medidas previstas estejam em conformidade com a legislação em vigor e que sejam eficazes na segurança do edifício, das pessoas, e garantia de continuidade de negócio.

Apenas profissionais qualificados e registados na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) podem elaborar as MAP.

A TeknikApex dispõe de técnico qualificados para desenvolver Medidas de Autoproteção.


Simulacros

O que são?

Os Simulacros são exercícios práticos planeados e realizados para testar o Plano de Emergência Interno, treinar os ocupantes com vista ao aperfeiçoamento dos procedimentos e testar os equipamentos de segurança do edifício.

São obrigatórios?

A obrigatoriedade de Simulacros depende da Utilização do edifício e da sua Categoria de Risco. A periodicidade dos Simulacros pode ser Anual ou de Dois em Dois Anos.

Execução do Simulacro:

O Simulacro, para obedecer ao rigor que este exige, deve ser devidamente planeado, executado, avaliado e produzido um relatório de possíveis melhorias na Segurança do Edifício e dos seus Ocupantes.

Plano de Emergência Interno

Objetivos:

- Sistematizar a evacuação dos ocupantes do edifício que se encontrem em risco;
- Limitar a propagação e as consequências dos incêndios, recorrendo a meios próprios.

Constituição:

- Organização de segurança a adotar em caso de emergência;
- Plano de atuação;
- Plano de evacuação;
- Instruções de segurança;
- Plantas de emergência.

Quem pode elaborar?

O profissional que elabora o Plano de Emergência Interno é responsável por garantir que todas as medidas previstas assegurem a evacuação dos ocupantes e limitem as consequências de um incêndio.

Apenas profissionais qualificados e registados na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) podem elaborar as MAP.